domingo, 13 de dezembro de 2009

Protegido por Lei






O AZULÃO, além de ser um pássaro belíssimo, é também muito apreciado pelo seu canto maravilhoso. De modo recente, tem despertado interesse para a criação doméstica. Daí, como se faz com os outros passeriformes é preciso a intensificação da reprodução para suprir a demanda. A Lei 5.197, está em vigor e ela diz que o animal silvestre é propriedade do estado e é proibida a sua captura. Contudo, notadamente com objetivos de preservação, a sociedade permite que se conviva com eles desde que sejam nascidos em criatórios domésticos, e os que estão já cativos são plenamente suficientes para o incremento da reprodução.
As Portarias do IBAMA, a 118 (para profissionais) e a 057 (para hobistas), estabelecem condições para a procriação em cativeiro. Só falta, então, entrarmos em ação e mãos à obra, para reproduzir o AZULÃO. Quem sabe, no futuro, poderemos efetuar os necessários repovoamento.



http://www.avedomestica.com Fornecido por Joomla! Produzido em: 23 August, 2009, 13:00

Saúde



Nossos grandes problemas são: a diarréia inespecífica e a muda encruada decorrentes, quase sempre da alimentação inadequada, é só corrigir, . Além disso, somos muito propensos a ser afligidos por ácaros especialmente de penas, utilize Permozim para combater. Só falta, então a escolha do local apropriado, ele deve ser o mais claro possível, arejado e sem correntes de vento. A temperatura deve ficar na faixa de 20 a 30 graus Celsius e a umidade relativa na faixa de 40 a 60%.

Fonte: www.saudeanimal.com.br

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Características

Po


Possuo aproximadamente 15 cm de comprimento. Quando sou do sexo masculino possuo plumagem azul- escura quando adulto, com a fronte, sombrancelhas e coberteiras superiores das asas azuis brilhantes, mas as fêmeas e os imaturos são marrons pardos. Meu ambiente natural preferido são as grotas, os brejo, as bordas de matas e as florestas ralas, sempre por perto de muita água. A verdade é que não somos exigentes com o habitat, adaptamos bem em variados tipos de locais. Quando no processo de reprodução, torna-se um pássaro extremamente territorialista, cada casal demarca a sua área e não permite a presença de outros adultos da mesma espécie; o macho canta intermitentemente a todo volume para delimitar o seu espaço.

Fonte: www.zoologiarn.hpg.ig.com.br

Sou um belo Cantor.




Sou um passáro belíssimo e também um cantor maravilhoso.Meu canto normal – compõe-se de uma frase de cerca de 10 notas repetindo um som tipo “tifliu”- em variados tons, este é o canto usual e corriqueiro; são inúmeros dialetos, cada região tem um, ou mais longo ou mais melodioso que o outro.
A surdina, Mata-virgem ou Alvorada que querem dizer a mesma coisa – neste caso ele chega a cantar certa de 2 minutos sem parar repetindo um módulo de mais ou menos 6 notas – ti-é-té-é-tuéé, como exemplo. A surdina é, sem dúvida, um dos sons mais bonitos que se pode ouvir de um pássaro cantando.

Fonte: pt.wikipedia.org

Minha Alimentação


Na natureza, a alimentação é muito variada, consomem semente de capim ainda verdes; pequenas frutas silvestres e todo tipo de insetos, o bico é forte, mas aprecia muito as comidas macias. Vive, se bem tratado em ambientes domésticos por volta de 20 anos. A alimentação básica de grãos deve ser: alpiste 50%, painço 20%, aveia 10%, arroz em casca 10% e niger 10%. Dois dias por semana administrar polivitamínico tipo Orosol®, Rovisol® ou Protovit®, este à base de 2 gotas para 50ml d’água. Não recomendamos a utilização de verduras de espécie alguma, provoca diarréia e o AZULÃO é muito susceptível a este mal. Para suprir suas necessidades nutricionais o mais importante é fazer a farinhada e ali se ministrar grande parte dos ingredientes necessários à saúde da ave.

Reprodução






Minha Companheira possue as penas pardas de cor belissíma. Nossa reprodução ocorrena primavera e verão, e o número se ovos em cada postura é 2 a 3 ovos, com 3 a 4 posturas por temporada, Não é necessário a formação de casais. O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar e sai do ninho aos dezesseis dias de idade podendo ser separado da mãe com 35 dias. O macho é utilizado apenas no processo de cópula, e a fêmea fica responsável pela incubação e cuidado com os filhotes.
Fonte: www.riscoserabiscos.net

Azulão Cantando





Canto do pássaro. O AZULÃO, consegue ir alternando o tom e o volume das notas à medida que vai cantando, dando a impressão a quem escuta que está longe e depois mais próximo. Ele não aprende o canto de outro pássaros, pelo contrário, o curió principalmente é que assimila muito bem o seu canto.





Fonte: www.fazendavisconde.com.br